WWDC23 acabou e agora?

Eduardo Lombardi
4 min readJun 12, 2023
Photo by Desola Lanre-Ologun on Unsplash

A Semana da WWDC23 acabou. Você já baixou no seu Mac o aplicativo developer? Nele se concentram todos os vídeos da maioria das WWDC's (mesmo de anos anteriores). Somente neste ano são por volta de 300 vídeos de diferentes temas. As perguntas que surgem são:

  • Como que eu vou conseguir assistir a tudo?
  • Quando que eu tenho que assistir à tudo?

A resposta para estas duas perguntas é simples. Você não precisa e nem deve assistir à todos os vídeos, muito menos se apressar para aprender todo o conteúdo. O importante é se organizar e aqui deixo algumas dicas de como selecionar qual conteúdo acompanhar e quando assistir ao mesmo. À menos que você precise muito aprender um conteúdo recém lançado rapidamente, (que com certeza demandaria outra estratégia) recomendo seguir o descrito abaixo.

O que há de novo no app store connect. Sempre vai existir uma session dessa. Todo ano tem.Se você publicou, publica ou pensa que terá a chance de publicar algum app no futuro, vale assistir. Colocam ali todas as mudanças decorrentes do lançamento das novas plataformas (👀 VisionOS, estamos de olho) bem como alterações no processo das existentes. Geralmente é um vídeo conciso e você pode pular pedaços caso pense que tal funcionalidade não faz sentido para o seu processo de publicação. Mesmo assim, eu não recomendo pular pedaços deste vídeo, porque amanhã podem te pedir para publicar um aplicativo para apple TV e você sai na frente se já souber como faz. Abaixo, vou comentar algo que pode acontecer em todos os vídeos (esse não é exceção) e recomendo seguir as orientações passadas.

O app developer, em sua barra lateral, possui uma série de seções que dividem os vídeos por temas, indo desde design até tópicos avançados de programação, como Machine Learning e Computer Vision. Ali pode ser o começo do filtro. Se, por exemplo você não tem interesse nenhum na parte de jogos e nem está construindo um, de que adianta assistir à vídeos relacionados? Fique tranquilo que eles sempre estarão lá caso surja um interesse posterior. Ao escolher os vídeos, foque nos do ano corrente (2023 neste caso), entre neles e marque como favorito, clicando no ícone da bandeira na barra em cima do app. Se algum dos vídeos escolhidos depender de algum assunto tratado em algum ano anterior, isto será dito no vídeo e você deve depois ir assistir ao complemento do conteúdo. Navegue pelo conteúdo, escolha seus favoritos, mas não os assista ainda. Isso não deve levar mais do que de 15 a 30 minutos.

Chegou a hora de assistir aos vídeos. Aqui, tudo depende de quão bem e rápido você assimila conteúdo, mas recomendo assistir a pelo menos um vídeo por semana, aproveitando para assistir a conteúdo mencionado dos anos anteriores quando necessário. Com isso, você vai conseguir focar no tema escolhido e até fazer POC's se preciso. Essa estratégia, pode ajudar em uma série de frentes: desde estimular a criação de side projects, como mandar feedbacks para a Apple sobre bugs encontrados relacionados ao tema. Contudo, o conteúdo pode não estar disponível para uso ainda porque depende da instalação de sistemas operacionais e softwares betas (o que não recomendo, a não ser que estritamente necessário). Nesse caso, faço algumas recomendações, baseadas neste caso em devices: Para iPhones, Apple Watches e iPads, é dificil gerenciar a instalação dos betas e recuperação no caso de bugs. No Mac, é possível instalar os novos sistemas beta em HD's externos e fica mais fácil isolar os problemas. Para o caso do iOS, recomendo então esperar sair a versão oficial e depois seguir com o aprendizado das novidades. O preço dos dispositivos Apple no Brasil é caro e isso faz com que a adoção de novas funcionalidades seja mais lenta mesmo. Pode parecer uma estratégia não muito eficaz, mas ela garante que você ao menos comece a aprender as novidades lançadas e saia na frente no conhecimento específico. Foi utilizando esta estratégia, que desenvolvi um dos apps citados abaixo e aproveitei para escrever na época um artigo, compartilhando o conhecimento adquirido.

Dica bônus: O objetivo aqui é aprender e a melhor maneira de aprender é com a mão na massa, fazendo. Nessa hora, o Xcode, o finder e o github são nossos amigos gratuítos. Utilize uma pasta com subpastas dentro do seu mac que contemple esses pequenos projetos/playgrounds criados para organizar o material. Se achar que um dos experimentos vira um projeto ou que já está ficando maior do que o esperado, aproveite para deixar o código já no repositório do github. No meu Mac pessoal, tenho uma pasta gigante com vários repositórios e projetos diferentes que talvez um dia vejam a luz do dia na App Store.

--

--