Trabalhar com desenvolvimento mobile em uma grande empresa

Photo by Scott Graham on Unsplash

Trabalhar com desenvolvimento mobile em uma grande empresa significa muitas vezes fazer parte de um grande time que vai gerenciar um (ou mais) aplicativos. O começo é pequeno; poucas pessoas trabalhando no produto, mas com o crescimento e lançamento do mesmo, os times começam a crescer exponencialmente assim como a base de código. Por essa razão todas as decisões tomadas são importantes, desde a mais básica até a mais complexa. O trabalho nunca é realizado de maneira autônoma, sempre envolve outras pessoas a comunicação decente é fundamental (como explico neste artigo). A rotatividade de pessoas é alta e certeira, então a melhor decisão é escolher uma arquitetura para seguir e difundir amplamente entre todos que estão diretamente e indiretamente envolvidos no projeto. Burocracias e processos são necessários, garantindo uma escala "industrial" de desenvolvimento. Contratar um desenvolvedor e pedir para que ele siga a arquitetura XYZ, com as especificidades ABC é mais interessante e ágil. Previne o surgimento de uma série de bugs, como relatado neste artigo.

Durante minha carreira, passei por uma empresa em que a equipe de desenvolvedores propunha por exemplo que discutíssemos por bastante tempo em grupo o nome de variáveis, até chegar no nome ideal. Nesta equipe deveríamos utilizar uma arquitetura proprietária criada por um dos desenvolvedores presentes. Soa estranho, mas apresenta as vantagens acima. Esta abordagem tem como desvantagem a dissociação do mercado de trabalho (você pode ficar preso no modo de trabalho da empresa) bem como a demorada curva de aprendizado.

Basicamente, o que as empresas sempre esperam de você é qualidade no serviço. Independentemente da sua vontade tudo precisa ficar extremamente organizado e de fácil manutenção. Aqui vai uma dica: prefira subistituir à re-aproveitar. Evolução constante e altas demandas das áreas de negócio se beneficiam de um código modular e bem estruturado. Imagine só que o contrato milionário da empresa que você trabalha com a medidora de audiência acaba e você se vê obrigado a substituir a ferramenta de medição até mês que vem. Seu projeto está preparado para isso?

Não espere que as pessoas vão ser solicitas com você sempre, vá atrás do que precisa, troque experiências e idéias. Geralmente, as pessoas que estão em níveis hierárquicos acima estão preocupados apenas com suas metas e isso faz com que as camadas inferiores tenham um nível muito baixo de comunicação e organização. Remar contra a maré neste caso é essencial. O gratificante é que você estará ajudando a colocar tijolos para a construção do arranha céu. Quem aqui gostaria de causar um acidente pós entrega da obra?

--

--

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store