Fonte única de verdade.
Neste artigo irei explicar como funcionam os bugs na programação de apps iOS (e na programação em geral). Os bugs aparecem toda hora, em todo lugar, certo? Tenho uma resposta que pode te ajudar a eliminar eles de uma vez por todas. Algumas noites a mais de sono podem te ajudar, não?
São muitas as váriaveis utilizadas durante o desenvolvimento. Geralmente, precisamos de lugares para salvar informações e capturar informações (seja de um backend, um banco de dados, entre outros). Devemos pensar, e desenhar o desenvolvimento dos fluxos dos nossos aplicativos sempre tendo em mente o todo. Não importa a arquitetura utilizada, a linguagem utilizada, a IDE utilizada. Ao pegar uma tela para desenvolver como essa abaixo:
Devemos nos preocupar com uma série de coisas, mas principalmente com a informação presente na mesma. Qual será a fonte dessa informação e o que fazer após uma ação do usuário. São vários setores de informação ali, e cada um pode vir de um lugar. O que devemos fazer, em um level de design é garantir que uma informação existente na tela possui uma única fonte de verdade. Se existe algum ponto de alteração dessa informação, ela deve ser alterada e logo em seguida salva no lugar da onde ela veio, a fim de garantir que esteja atualizada logo após a atualização. Se existe uma mesma informação em dois lugares, pense bem de qual lugar você vai pegar a mesma, procure usar sempre o que mais lhe parece fiel e que está de acordo com a fonte.
Faça mentalmente (ou desenhe, como achar melhor) o fluxo de uma informação necessária na sua tela do começo ao fim, o número de bugs vai reduzir drasticamente e você vai melhorar e muito como desenvolvedor.