Aplicação de soft skills para melhorar seu desenvolvimento de software.

Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

Está começando na área de desenvolvimento? Já desenvolve a uns 2 anos e não sabe para onde ir? Tentarei ajudar neste artigo. Tenho focado minha carreira no desenvolvimento mobile para plataformas Apple iOS mas as dicas aqui servem para todas as áreas do desenvolvimento.

  • Inicio: Está começando agora e está com medo, ansioso? Não fique. O mercado está cheio de gente trabalhando pra caramba para fazer as empresas crescerem. O mínimo necessário é um senso de responsabilidade para não remar contra a maré. Uma palavra importante, responsabilidade.
  • Aprendizado: Leve o seu trabalho como um grande aprendizado. Geralmente o que acontece no dia a dia é totalmente diferente do que você aprendeu no curso / faculdade. Não hesite em pedir ajuda, pra quem quer que seja. Aprenda sobre o produto que está desenvolvendo, procure saber como ele funciona, mesmo que não seja sua tarefa. Demonstre interesse.
  • Comunicação: Comunicação é essencial. Geralmente, as coisas dão errado ou não vão pra frente por falha na comunicação. Deixe seus gestores cientes do que está acontecendo. Conte para seus colegas de trabalho sobre o que está fazendo. Pergunte para seus colegas de trabalho, se tiver alguma dúvida.
  • Datas: No mundo do desenvolvimento tudo tem uma data de entrega, mesmo que ela não tenha sido passada a você. Na maioria dos cenários, essa data é flexível. Mas isso se torna uma via de mão dupla. A data de entrega é postergada, mas a entrega deve ser feita na melhor qualidade possível e a maioria dos problemas encontrados devem ser solucionados.
  • Erros: Errar é normal, acontece. O que importa é o tamanho dos erros e sua repetição. Se você consegue se manter focado para fazer o que tem de ser feito, pede ajuda quando precisa, vai atrás de solução para os problemas que encontra, comunica as pessoas em sua volta de tudo isso, diminui bastante a chance de cometer algum erro.
  • Ajuda: Você está pedindo ajuda quando precisa, trocando idéia com os colegas de trabalho, agora pode começar a ajudar quem precisa. Entrou um cara novo na equipe (ou no projeto), algum colega de trabalho está passando pelo mesmo problema que você passou mês passado. Não se preocupe porque a troca de experiência nunca será uma perda de tempo.
  • Bugs: Eles estão por aí, soltos, aos montes. (Se não existem algo está errado nos testes). É o caminho mais fácil para se familiarizar com o projeto. Os pequenos bugs te ajudam a entender a estrutura do código. Com o tempo, a correção dos bugs se torna instigante. Como você já vai ter passado por boa parte do código para resolver um problema, na hora de implementar uma solução já vai ter o caminho das pedras na cabeça.
  • Humildade: Seja humilde. Ninguém nasce sabendo de tudo e ninguém (muito menos eu) sabe de tudo. Vale a pena perder um tempo para explicar uma coisa para outra pessoa que demonstra não saber muito sobre o tema (o que é diferente de desinteresse).

Leve estas dicas para o dia a dia. Procure sempre sair com algum conhecimento novo após um dia de trabalho. Vai compensar e te ajudar a progredir na carreira.

--

--

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store