14' Macbook Pro M1 Max e um review de uso.

Photo by AB on Unsplash

2021 foi um ano complicado para muitos. Para quem trabalha com desenvolvimento Mobile, no entanto, recebeu a grata surpresa do lançamento de novos macbooks pro pela Apple. Ano passado, o lançamento dos chips M1 já mostrou ao que veio. O macbook Air M1 é uma máquina sem sistema de refrigeração ativo e de utilização confiável e suave. No final do ano, tive a oportunidade e consegui comprar um MacbookPro com M1 Max para substituir meu pro de 2013, e aqui conto a minha experiência com ele.

Bateria

Não vou falar que a bateria é excelente porque não é. Mas isso se deve ao chassi pequeno do modelo de 14' que não comporta uma bateria tão grande. Mesmo assim, ela não faz feio e você consegue executar tarefas pesadas por um tempo razoável sem estar conectado. E falando de bateria e conexão, aí vai uma novidade boa: O conector magnético magsafe voltou e com ele a possibilidade de carregar rapidamente os modelos mais parrudos. Se um dia você esquecer o carregador magSafe por algum motivo qualquer, saiba também que pode carregar usando o velho conector usb-c também.

Som

O som desta máquina é incrível. O melhor som de notebook que eu já vi. Os falantes são pequenos, mas são 4 sendo dois tweeters e dois woofers. No Apple music a experiência de audio espacial é realmente impressionante. Fazer video chamadas com é bem prático, o microfone está melhorado, o áudio mais limpo. Não posso deixar de citar a conexão p2 para fones de ouvido com capacidade para fones de alta impedância, os considerados modelos profissionais.

Câmera

Bem vinda foi a atualização da webcam do macbook. Agora ela fica ali no entalhe da tela e conta com uma resolução de 1080p. Particularmente não notei uma melhora significativa, pois a diferença de iluminação não tem uma boa compensação e as vezes é aplicado um efeito na pele que deixa a imagem um pouco lavada.

Tela

A resolução da tela é 3024 × 1964 (4k) e o entalhe da câmera passa desapercebido, mesmo no modelo de 14 polegadas. A qualidade de imagem e nível de cores é inigualável. Como a imagem vai quase até a borda, mesmo no modelo menor temos um tamanho considerável que permite a abertura confortável de código e pré-visualização por exemplo. Se ainda faltar tela, há uma conexão hdmi e em conjunto com as portas usb-c posso conectar mais 3 telas em alta resolução

Conectividade

Citei acima o carregador magsafe, a porta p2 de alta impedância, a usb-c (que são 3) e a HDMI para a utilização com monitores externos, mas ainda falta mencionar o um leitor de cartões de memória. Facilita muito para transferir arquivos de drones e câmeras fotográficas por exemplo.

Teclado e trackpad

O teclado deste macbook foi o melhor que já usei dentre os teclados de laptops. A touchBar deu lugar a uma fileira de teclas em tamanho padrão com todas as funções como brilho da tela, busca, tocar/pausar, entre outros.Ele tem iluminação própria e que se ajusta de acordo com a luminosidade do ambiente. O trackpad segue o padrão, com o force touch virtual e um tamanho satisfatório, ocupando todo o espaço disponível entre o teclado e a borda do laptop. Um setup muito confortável para programar.

Processamento e memória

Os modelos com M1 Max de 14' são configurados com no mínimo 32GB de RAM que é o caso do meu modelo. Isso permite que sejam abertos vários apps ao mesmo tempo e também que sejam executadas tarefas pesadas em segundo plano, enquanto se utiliza a máquina normalmente. Pela primeira vez consegui rodar jogos (Cities Skylines e Counter Strike) sem engasgos. Fiz testes rodando o aprendizado de modelos de inteligência artificial com o software CreateML em amostras de 40 mil imagens, simultaneamente com várias abas do safari abertas (inclusive youtube) e a máquina deu conta do recado. Desenvolvendo aplicativos pequenos para iOS e WatchOS é extremamente suave e não faz nem cócegas na máquina. Imagino que aplicativos maiores devam exigir um pouco mais, mas ainda assim, acredito que a máquina não deva sofrer muito. Já vi comentários de que empresas como a Uber vão fornecer máquinas dessas para todos os desenvolvedores, inclusive os que trabalham com android a fim de aumentar bastante a produtividade.

Aquecimento

A temperatura normal do processador nos meus testes é de 47º. Parece muito mas como a máquina é alta você pode utilizar ela no colo tranquilamente que não vai esquentar no uso do dia a dia. Para tarefas mais pesadas que usam mais do processamento, no entanto, a temperatura do processador pode dobrar, mas ainda assim as ventoinhas são extremamente silenciosas e é possível utilizar a máquina sem muito incômodo. Nos jogos a temperatura sobe, mas a engenharia dá conta do recado e logo que a tarefa pesada acaba, cerca de um minuto depois tudo volta ao normal.

Software

Meu mac veio com o MacOS Monterrey instalado. Logo tratei de atualizar para o primeiro update porque a versão inicial dele ainda estava com muitos bugs. A versão que utilizo hoje (12.1) ainda possui algumas inconsistências como no tratamento para o entalhe à depender de como está a organização das janelas, mas está bem utilizável. Quanto a compatibilidade de softwares de terceiros, recomendo dar uma olhada neste site aqui. Ele fornece uma lista atualizada de softwares que já estão compatíveis com a arquitetura do processador M1. Para os que ainda não estão, rodam em cima do rosetta 2 e você como usuário nem sente diferença na velocidade dos mesmos. Os softwares da Apple que já estão obviamente otimizados para o processador rodam sem nenhum problema aparente.

Qual comprar: 14' x 16'?

Segundo relatos de outros usuários e testes que assistir pela internet, parece lógico escolher modelos de 16' com o processador mais forte M1 Max e modelos menores de 14' com processadores M1 Pro. Mas não se preocupe, se você preza pela portabilidade e ainda assim quer todo o poder de processamento tanto de CPU quanto de GPU, escolher uma máquina como a minha não apresentará nenhum tipo de problema. Se você não se importa muito com mobilidade e prefere telas maiores, no entanto, vale a pena focar nos modelos com M1 Max e uma configuração no mínimo intermediária; Os testes mostraram que os modelos de 16' com M1 Pro tem uma performance um muito pouco reduzida quando comparado com os de 14'’, mas acho que já vale o investimento de qualquer forma. São máquinas para 10 anos de uso.

Joga na loto e tem Apple Watch? Dá uma olhada nesse app

Quer saber como este app foi feito?

Tem iPad? Dá uma olhada neste jogo divertido para crianças:

E não esquece de me seguir nas outras redes:

https://www.instagram.com/eduardolomb/

--

--

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store